quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ângela Roldão

 Arquitetura e Design de interiores

Arquiteta Urbanista, Ângela é formada pela UFRJ e estudou na Ludwig Maximilians Universität de Munique, Alemanha. Foi arquiteta da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral de Minas Gerais até 1986. Atua nas áreas de arquitetura e arquitetura de interiores em Belo Horizonte desde 1982, como também no Rio de Janeiro, Espírito Santo e outros países. Participa de vários concursos tendo vencido, ao longo de 29 anos de profissão, diversos no Brasil e na Alemanha. Possui trabalhos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais.

Casa do Morro
Este projeto no Morro do Chapéu nasceu da admiração do proprietário pela arquitetura moderna alemã e focou nos conceitos de simplicidade, rigor formal, expressividade estrutural, transparência e integração. A residência de um nível só, solto no solo, tem sistema de aquecimento do piso, ecologicamente correto, que cria isolamento térmico e acústico. A fachada principal é composta por laje de piso flutuante atrás de pilares de aço que se apoiam no solo sutilmente sobre um espelho d'água. No interior, acabamentos nobres como o mármore branco do piso, o granito preto da cozinha e juntas metálicas de alumínio em contraste com a madeira jacarandá escura do forro. As portas e armários divisórios são em pau ferro e valorizam o rigor estético da obra.






Muito parecida com a Farnsworth House, projetada por 
Mies van der Rohe.


Fransworth House:

Encomendado por  Edith Farnsworth (médica solteira)
Casa de campo em um terreno arborizado de aproximadamente 4 hectares, localizado a 80 km da cidade de Chicago e a margem do rio fox.
A  primeira versão foi projetada em 1947
A construção teve inicio em 1949 e termino em 1951



Os pilares metálicos e as fachadas que são de vidros, sustentam  as lajes da cobertura e do piso.
As instalações sanitárias são acumuladas em um núcleo central de madeira, que também tem a função de separar a cozinha dos dormitórios



Os degraus, o terraço e o piso são revestidos de placas de travestino.
As áreas envidraçadas são guarnecidas de cortinas de xantungue cru.
Os elementos metálicos são pintados de branco
O terraço liga a casa ao jardim, que se interligam por degraus.



Após a construção, Edith Farnsworth, acusou o arquiteto perante a justiça de ter gasto demais com o projeto, o processo permaneceu 3 anos em litígio, porem a cliente perdeu a causa.

Frases do Arquiteto:

 “Less is more " (“ Menos é mais ")
 "God is in the details" (“ Deus está nos detalhes ").

O que acharam? 
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário